DegustaSom: Taís Alvarenga A Linda Mulher da MPB.
- Mayara Brandão
- 17 de ago. de 2015
- 5 min de leitura

Quem me conhece sabe que um dos meus vícios se chama Maria Gadú, felizmente Maria e daquelas artistas que vive acompanhada por pessoas Talentosas, Taís Alvarenga com toda certeza é uma dessas pessoas. Pense em uma criança de 9 anos compondo em um Piano, Taís foi do Piano á Berklee College of Music. Hoje com 29 anos a Carioca está na fornada atual da MPB brasileira e assim como eu você hoje vai poder degustar esse som.
Ouvi Taís pela primeira vez no projeto Sarau e daí então foi só amor. A Carioca do bairro de Botafogo está produzindo seu primeiro álbum solo ainda sem nome mas que eu já espero ansiosa. Segurem seus forninhos e Venham conhecer essa Linda flor da nossa MPB !
Arte de Criticar: Taís, Com 7 anos você já cantava na igreja, com 8 começou a tocar piano e com 9 compôs sua primeira musica. Não há músicos ou artistas na sua família, de onde veio esse amor pela música ?
Taís Alvarenga: Não tem nenhum músico ou artista na minha família. Meu pai até brinca que ele me ensinou tudo que sei, porque na verdade ele não faz ideia da onde veio essa musicalidade. Meus pais não tem relação alguma com a música, nem de ouvintes assíduos. Não tenho exemplos dentro da família, foi algo completamente inusitado. Inclusive, esse dom me faz ter a certeza de que nascemos com os nossos desafios evolutivos bem definidos. É um desafio enorme pra mim ser cantora/compositora, um ser humano que se aprofunda nos sentimentos dessa maneira. que ama com tamanha intensidade. Eu sinto que a intensidade e sensibilidade dos compositores/cantores é diferente do comum, e às vezes fica insuportável viver. E só há uma via na minha vida que conforta e me faz suportar isso: a música.
Arte de Criticar: Com toda demonstração de talento e interesse pela música ainda criança como sua família se posicionou?
Taís Alvarenga: Meus pais são evangélicos, eles sempre tiveram medo de que eu usasse drogas e virasse uma maluca. Sempre fui muito diferente deles e acho que ver o filho escolhendo um caminho desconhecido deve ser assustador. Mas acho que encontramos um entendimento que faz com que os dois lados aprendam um com o outro e se admirem. Até hoje eles se preocupam, mas ambos reconhecem crescimento a partir das diferenças.
Arte de Criticar: Você começou cantando músicas gospel, hoje o mundo gospel trás alguma influencia na sua carreia ?
Taís Alvarega: Acho que tudo o que escutamos quanto músicos se torna referência ou influência. O Gospel já se tornou uma influencia distante, mas foi o meu primeiro contato com a música, com piano, com abertura de voz, com palco.
Arte de Criticar: Taís, você já se arriscou como atriz, com assistência de direção teatral e produções. Também participou de musicais com Oswaldo Montenegro como diretor. Você ainda pensa em atuar ? Como foi trabalhar com o Oswaldo Montenegro ?
Taís Alvarenga: Penso, mas teria que ser um convite muito especial, porque depois da Berklee, a música ficou muito grande na minha vida. E também não é fácil ser atriz, tem que estudar muito e trabalhar muito. Eu tenho feito isso pela música. O Oswaldo é incrível, me ensinou muita coisa sobre arte e sobre o mundo e sobre palco, sobre artistas. Eu presenciei ele modificando a carreira de muita gente, trazendo carisma, trazendo verdade à tona. Ele sabe direcionar um ator e trazer a força do artista.
Arte de Criticar: Aos 19 anos você conquistou uma bolsa na Berklee College of Music, muitos músicos sonham com essa oportunidade. Na sua opinião o estudo da música é importante ou apenas talento é o suficiente ?
Taís Alvarenga: Imagina! O talento é 50%, faltam os outros 50. Estudo, percepção, dedicação, foco. Pra música não necessariamente o estudo numa faculdade, mas o treinamento, o domínio. E isso custa tempo. O que fez a diferença pra mim na Berklee foram as trocas. Eu escutei muita coisa que modificou minha percepção de musica e de vida.

Arte de Criticar: Você teve aulas com John Mayer ? Como foi essa experiencia ?
Taís Alvarenga: Ele deu algumas palestras. Que na verdade incentivavam os alunos a seguirem o que acreditam musicalmente falando. É um artista que eu admiro muito, foi emocionante ouvir de tao perto os conselhos dele, assim como de muitos outros artistas que iam à Berklee porque se preocupavam com o o futuro dos alunos. Cezar camargo Mariano, Bob Mc Ferrin, Rosa Passos. Juan Luiz Guerra, etc.
Arte de Criticar: Em uma declaração você disse: “Pra mim ser cantor sempre funcionou como ser um médico, nunca se sabe quando você vai exercer a profissão." Para mim a música é um santo remédio. Como é a sua relação sentimental com a música ?
Taís Alvarenga: hahahaha, eu disse isso porque me fazem cantar em todo lugar. Quando você diz que é cantora a pessoa diz: "canta alguma coisa pra mim agora". Assim como as pessoas sempre se consultam com um médico fora do consultório. Eu já cantei no elevador, no Detran, numa loja de colchoes, no meio de restaurantes, na rua, no ônibus. Tudo vira palco.
Arte de Criticar: Qual a importância do projeto Sarau na sua carreia ?
Taís Alvarenga: O Sarau foi um primeiro passo de lançamento das minhas músicas e contato com o público. Uma troca absurda com todos os compositores do projeto. Extremamente importante. Sou muito grata a Universal.
Arte de Criticar: Como boa carioca você curte samba, bossa nova, pagodinho e até um funk ?
Taís Alvarenga: Curto tudo, mas não escuto todos estes estilos com frequência, sou mais da MPB, indie, Rock.

Arte de Criticar: Qual sua opinião sobre o atual cenário musical brasileiro ? Tem alguma banda ou artista ainda pouco conhecidos que você indica pra galera ouvir ?
Taís Alvarenga: Tem muita gente boa no Brasil, mas o Brasileiro não tem ouvido pra coisas novas, ele gosta de repetir o que já conhece. Assim fica impossível pra quem está começando. Rodar, fazer show, divulgar. É tudo muito caro. Eu indico: 5 a seco, Caio Prado, Tiago Iorc, Alt J, Lianne La Havas, Fink, Benjamin Clementine, Dani Black.
Arte de Criticar: A cada dia mais os artistas estão expostos em sites de fofocas e afins, com as redes sociais essa exposição aumento. É um mal necessário ? Como é sua relação com seus fãs na internet?
Taís Alvarenga: Eu separo muito bem trabalho de vida pessoal. Sou contra esse marketing que expoe a vida pessoal do artista. As pessoas estão cada vem mais sem noção. Esquecem que são seres humanos ali, criam personagens nas suas mentes. Eu já sofri agressões e desrespeitos de fâs de atores, mas não dos meus, a relação que tenho com meus fãs é linda, são todos respeitosos e carinhosos e parecem sempre querer te ajudar e ajudar a sua música a crescer, o que é de uma beleza e me emociona. Eu recebo mensagens que me fazem chorar. A música é uma troca muito linda pra quem faz e quem recebe com a alma. Agradeço, mesmo as criticas vem com muito amor.
Arte de Criticar: Tem novidade chegando ? Quais são seus projetos para 2015 e 2016 ?
Taís Alvarenga: CD, turnê, Videoclipes e muita coisa bonita.
Gostou? Eu não sei não mas acho que agora você deve clicar nos videos aqui em baixo e apreciar cada silaba que essa bela flor cantar. Eu juro, juradinho que se você não clicar não vai demorar para se arrepender. Essa mulher ainda vai causar muito nos nossos ouvidos, vem e aproveita pra sentar na primeira fila.
"Ainda Penso" está na trilha sonora da novela Verdades Secretas
Minha Favorita é "Peço" Ouve só essa delicia de música com Luis Kiari
Quer Acompanhar o trabalho dessa gata ?
💋 da May !
ความคิดเห็น